Saída Pedagógica e a Aprendizagem Significativa no Centro Histórico de Santos - SP

Flávia Maria Lourenço da Costa, Wesley Werner da Silva Nunes

Abstract


Este texto apresenta um relato de prática docente, por meio da realização de um estudo de meio, com uma turma de 25 estudantes de 4º ano da rede pública municipal de ensino, nas ruas e monumentos integrantes da área conhecida por Centro Histórico da Cidade de Santos, localizada no litoral do estado de São Paulo. Os objetivos deste trabalho acadêmico são: identificar os principais elementos socioculturais que se encontram inseridos nestes monumentos e espaços públicos enquanto reflexos-vivos do território urbano, refletindo sobre tais subsídios, a partir da construção de relações autocríticas entre a prática no ambiente escolar e fora dele, e a perspectiva teórica da práxis docente. Relacionar as contribuições da realização de uma atividade de estudo de meio para efetiva concretude de uma aprendizagem significativa por parte dos educandos. A abordagem metodológica utilizada para coleta e análise das informações foi a pesquisa-ação, aliada aos pressupostos teóricos de autores como Horta  e Grunberg. Os resultados desta análise apontam reflexões e caminhos para o aprimoramento da realização de estudos de meio, isto é saídas pedagógicas enquanto instrumento potencializador do processo de ensino-aprendizagem, de modo significativo pelos agentes envolvidos nele.

 

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Patrimonio Histórico-cultural, Cultura, Santos

This text presents a report of teaching practice, through a middle study, with a group of 25 students of the 4th year of the municipal public school network, in the streets and monuments of the area known as the Historical Center of the City of Santos, located on the coast of the state of São Paulo. The objectives of this academic work are: to identify the main sociocultural elements that are inserted in these monuments and public spaces as living reflections of the urban territory, reflecting on such subsidies, from the construction of self-critical relations between the practice in the school environment and outside it , and the theoretical perspective of teacher praxis. To relate the contributions of the accomplishment of an activity of study of means to effective concretion of a significant learning on the part of the students. The methodological approach used to collect and analyze information was action research, allied to the theoretical assumptions of many autors like  Horta and Grunberg. The results of this analysis point out reflections and paths for the improvement of the realization of middle studies, that is, pedagogical outputs as an instrument to enhance the teaching-learning process, in a significant way by the agents involved in it.

Key words: Patrimonial Education, Historical-cultural Heritage, Culture, Saints


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