Resgate de Metodologias no Auxílio dos Processos de Comunicação em Crianças com TEA Não Verbal

Elaine Cristina de Oliveira, Solange Rodrigues Alcantara, Wesley Werner da S. Nunes

Abstract


Este trabalho propõe a discussão sobre a utilização de instrumentos e intervenções pedagógicas com vistas à inclusão qualitativa de discentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ambiente escolar. Neste sentido a presente pesquisa apresenta um relato de prática docente, por meio da proposição e aplicação de uma etapa vibracional da Metodologia Tadoma em uma discente com TEA-não verbal, para o seu desenvolvimento sociocognitivo, concomitante a melhor fruição do processo de comunicação. Os referenciais teóricos dessa pesquisa são: Bereohff (1994); De Oliveira, De Paula, (2018) sobre TEA e Gadotti (1998) sobre ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é estimular a discussão sobre o uso de uma etapa da Metodologia Tadoma para o desenvolvimento do processo de comunicação e socialização dos alunos com TEA-não verbal, promovendo também uma mediação docente, no que se refere a oportunizar condições pedagógicas necessárias para que o estudante vivencie uma experiência de Educação Inclusiva.

 

Palavras-chave: TEA; comunicação; Oralidade; Tadoma; Inclusão;

This work proposes the discussion about the use of instruments and pedagogical interventions with a view to the qualitative inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the school environment. In this sense, the present research presents a report of teaching practice, through the proposition and application of a vibrational stage of the Tadoma Methodology in a student with TEA-nonverbal, for their socio-cognitive development, concomitant with the better enjoyment of the communication process. The theoretical references of this research are: Bereohff (1994); De Oliveira, De Paula, (2018) on TEA and Gadotti (1998) on teaching-learning. The objective of this work is to stimulate the discussion about the use of a stage of the Tadoma Methodology for the development of the communication and socialization process of the students with ASD-non-verbal, also promoting a teacher mediation, regarding the pedagogical conditions necessary for that the student experiences an Inclusive Education experience.

Keywords: TEA; Communication; Orality; Tadoma; Inclusion


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.