A Educação Física como Meio de Inclusão Social Para Indivíduos com Transtorno Espectro do Autismo

Fabricio Pires Pinto, Bianca Ege, Daisy de Lima

Abstract


O transtorno espectro do autismo é uma deficiência intelectual e a educação física escolar pode ser uma ferramenta para incluir pessoas com essa deficiência na sociedade. O trabalho teve por finalidade avaliar 11 crianças com o transtorno espectro do autismo, por meio de um questionário para os pais e professores de educação física, verificando com a tabulação dos dados o nível de inclusão que as aulas de educação física proporcionam a essas crianças, forma demonstrada uma relevante participação dos indivíduos entrevistados nas aulas de educação física, segundos dados coletados percebe-se uma dificuldade de adaptação para o processo de inclusão das pessoas com autismo

Palavras-chave: autismo; educação física; inclusão.

Physical Education as a Means of Social Inclusion for Individuals with Autism Spectrum Disorder

Abstract: Autism spectrum disorder is an intellectual disability and school physical education can be a tool for including people with this disability in society. The purpose of this study was to evaluate 11 children with autism spectrum disorder, through a questionnaire for parents and teachers of physical education, verifying with the tabulation of the data the level of inclusion that physical education classes provide to these children, As a relevant participation of the individuals interviewed in physical education classes was demonstrated, according to the collected data, it is perceived a difficulty in adapting to the inclusion process of people with autism.

Keyword: autism; PE; inclusion.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.