Percepção de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente e a educação ambiental

Clécio Danilo Dias-da-Silva, Daniele Bezerra Dos Santos

Abstract


Este trabalho teve como objetivo investigar a percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o meio ambiente e Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada com 118 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada, localizada em zona urbana de Natal, RN. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário com sete perguntas abertas e fechadas. Através da analise dos dados obtidos, foi possível verificar que os estudantes conseguem visualizar diversos problemas ambientais da cidade em que residem, bem como, são capazes de determinar formas e estratégias para a minimização dos mesmos, tais como: não jogar lixo no chão, não poluir rios e praias, separar lixo e plantar árvores, dentre outras. De modo geral, esta investigação torna-se uma ferramenta valiosa que poderá auxiliar inúmeros docentes da educação básica no planejamento e efetivação de propostas e atividades educacionais ligadas à temática ambiental, visando formar cidadãos críticos e reflexivos quanto às questões ambientais.

Palavras chave: Percepção Ambiental, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educação Básica.

___________________________________________________________________

This work aimed to investigate the environmental perception of primary school students about the environment and Environmental Education. The research was carried out with 118 students of the 6th grade of a private school, located in the urban area of ​​Natal, RN. For the data collection, a questionnaire with seven questions was used. Through the analysis of the obtained data, it was possible to verify that the students are able to visualize several environmental problems of the city in which they reside, as well as, they are able to determine forms and strategies to minimize them, such as: pollute rivers and beaches, separate garbage and plant trees, among others. In general, this research becomes a valuable tool that can help many teachers of basic education in the planning and implementation of proposals and educational activities related to environmental issues, aiming to train citizens who are critical and reflective about environmental issues.

Keywords: Environmental Perception, Environment, Environmental Education, Basic Education.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.