BASES PARA O APRIMORAMENTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO EM SAÚDE

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Dr. Hermes Toros Xavier

Resumo

O aprimoramento das metodologias ativas torna-se fundamental para potencializar o desenvolvimento das competências essenciais para a atuação profissional. Na área de saúde destacam-se Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-Based Learning); Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL - Team-Based Learning); Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom); Simulação Realística; Ensino por Casos Clínicos.


 

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Notas curtas
Biografia do Autor

Dr. Hermes Toros Xavier, UNISANTA

Hermes Toros Xavier é médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos
(1986). Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia / AMB-
CFM, obteve o seu Doutorado, em 2003, e o Pós-Doutorado, em 2016, ambos no
Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É
Professor de Medicina e Investigador com H-index 10, dedica-se às áreas de prevenção
cardiovascular, aterosclerose e biologia vascular, tendo várias publicações nessa área
do conhecimento. Possui 30 artigos publicados, sendo 17 em periódicos ISI com uma
média de 61.29 citações por artigo e total de 1.042 citações. Na vida associativa, foi
Presidente da Sociedade Latino-Americana de Aterosclerose (SOLAT), 2008-09, e do
Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2012-13. É
grande divulgador da Ciência e de Pesquisas, participa de atividades em Congressos
Nacionais e Internacionais. Foi agraciado com o Título de Fellow of European Society of
Cardiology em 2012. Cardiologista, atende rotineiramente em seu consultório privado.
Atua, também como consultor em projetos de educação médica continuada da
indústria farmacêutica e é produtor de conteúdo de atualização cientifica para sites
voltados a profissionais de saúde.