Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos - significando o ensino da matemática
Abstract
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) prima por uma aprendizagem significativa. Nesta ótica a educação financeira pode ser considerada uma aprendizagem significativa para o ensino de matemática. O objetivo deste estudo foi verificar como os alunos da EJA de uma Unidade de Ensino de Santos – SP lidam com situações de cunho financeiro. Participaram 14 estudantes do EJA com idade acima de 18 anos que responderam a uma entrevista estruturada na própria escola. Foi constatado que 50% têm a renda mensal comprometida com prestações, 21,5% relataram ter recorrido a um empréstimo, os que compram a vista é devido evitar dívidas sem fazerem referência ao cálculo financeiro; 71,5% afirmaram que a matemática ensinada na escola é aplicada no cotidiano. Espera-se que os resultados auxiliem os professores no ensino da matemática para uma aprendizagem significativa dos educandos. Concluiu-se que há pouca aplicação dos conhecimentos de matemática financeira no cotidiano desses alunos na EJA.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem Significativa; Educação Financeira.
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