Modal hidroviário: A contribuição da interligação entre as hidrovias tapajós e teles-pires no transporte de grãos

Renato Sakai Cid, Nathália Garcia Aranha Cid

Abstract


No norte do Estado de Mato Grosso encontra-se algumas das maiores e mais produtivas lavouras de soja e milho do mundo, que produzem cerca de 50 milhões de toneladas por ano de grãos. Segundo dados  de 2013 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estes grãos são transportados em média por 4700 carretas por dia, com destino ao porto de Santos/SP, onde cada veículo percorre  1528 km pela BR-163, para embarcar rumo aos mercados estrangeiros (Europa, EUA e Ásia). Caso o transporte ocorresse via Hidrovia Tapajós e Teles-Pires, rios potencialmente navegáveis, os produtos chegariam ao porto de Santarém/PA, onde poderiam ser transportados diretamente pelo Oceano Atlântico, gerando uma economia de transporte (não sendo necessário o transporte rodoviário até o Porto de Santos). O objetivo deste trabalho foi identificar as vantagens do escoamento de grãos pelo modal hidroviário. Para isso, foi utilizado pesquisas bibliográficas, artigos científicos e internet. Com o estudo, foi apresentado um comparativo da utilização das hidrovias no escoamento de grãos com o modal rodoviário, destacando seus benefícios para a economia do país, gerando assim, redução de custos frente aos métodos atuais.

Palavras-chave: Hidrovia Tapajós, Hidrovia Teles-Pires, Logística, Transporte de Carga.

In the northern state of Mato Grosso is some of the largest and most productive corn and soybean crops in the world , producing about 50 million tons of grain per year. According to 2012 data from the National Land Transport Agency ( ANTT ) , these grains are transported on average by 4700 trucks per day , bound for the port of Santos / SP , where each vehicle travels 1528 km by BR -163 , to embark on foreign markets ( Europe, USA and Asia) . If transport occurred via Waterway Tapajós andTeles Pires , potentially navigable rivers , the goods arrive at the port of Santarém / PA , where they could be transported directly by the Atlantic Ocean , generating savings of transport ( road transport not being necessary to the Port of Santos ) . The objective of this study was to identify the advantages of flowing grain by waterway. For this, we used literature searches, research papers and internet. With this study, a comparison of the use of waterways in flowing grain with the road transport was presented, highlighting its benefits for the country's economy, generating cost savings compared to the current methods.

 

Keywords : Waterway Tapajos , Waterway Teles - Pires , Logistics , Cargo Transport

Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.