Grãoduto - Transporte Pneumático de Soja para Longa Distância

Eduardo Lustoza, Aldo Ramos Santos, Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, Deovaldo de Moraes Junior, Marlene Silva de Moraes

Abstract


Este trabalho teve por objetivo a apresentação teórica de um corredor logístico para aplicação dos conceitos de transporte pneumático de sólidos para longa distância, sob regime combinado de fase densa e diluída, utilizando a soja como carga sólida. Início do trajeto na região de Paranapiacaba, região metropolitana de São Paulo, em uma plataforma logística direcionada ao Porto de Santos, traçado de 16 km. Considera-se, para esta simulação, que o fator de atrito para longa distância está atenuado pela rugosidade das paredes dos dutos, para que a soja transportada chegue ao seu destino final com índice de quebra aceitável comercialmente. Admite-se, como inovação, que a rugosidade da superfície interna dos tubos promoverá micro turbulência, reduzindo o coeficiente de atrito, resultando maior velocidade de escoamento. O sistema pode operar densidade de sólido de 1% em volume na fase diluída e densidade de até 30% em volume para a fase densa, criando uma nova opção de transporte de soja, reduzindo o fluxo de caminhões e trens em nossa região portuária.

Palavras chave: Transporte pneumático. Sistema Grão dutoviario. Friabilidade. Rugosidade. Coeficiente de atrito.

The objective of this work was the theoretical presentation of a logistic corridor for the application of the pneumatic transport of solids concepts for long distance, under a combined dense and diluted phase regime, using soy as a solid load. Start of the route in the region of Paranapiacaba, metropolitan region of São Paulo, in a logistics platform directed to the Port of Santos, traced of 16 km. It is considered, for this simulation, that the friction factor for long distance is attenuated by the roughness of the walls of the pipelines, so that the transported soybean reaches its final destination with commercially acceptable breaking index. It is accepted, as innovation, that the roughness of the inner surface of the pipes will promote micro turbulence, reducing the coefficient of friction, resulting in a higher flow velocity. The system can operate solid density with 1% by volume in the diluted phase and dense phase up to 30% by volume, creating a new soybean transportation option, reducing the flow of trucks and trains in our port region.

Keywords: Pneumatic transportation. Grain Pipeline System. Friability. Roughness. Coefficient of friction.


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