Educação Ambiental: Um desafio na construção e na conservação da Biodiversidade Claudia Santana Andrade
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Resumo
A Educação Ambiental(EA) representa um desafio na construção de valores,conservação da biodiversidade e integração do homem como protagonista na mudança do cenário da degradação ambiental.Este estudo investigou os aspectos dos saberes sobre a biodiversidade e sustentabilidade dentro da Educação Infantil (EI) buscando integra-los ás Diretrizes Curriculares Nacionais e Legislações de apoio e investigar os conteúdos educacionais assim como suas aplicações. A construção lógica se baseou em revisão bibliográficas que analisou na literatura o material que foi extraído dos livros, revistas cientificas,periódicas e acervos disponível na internet. As pesquisas evidenciaram que para integrar os conceitos e EA na EI se torna necessário utilizar matrizes curriculares como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pautada no conviver, Brincar,Participar, Explorar, Expressar e conhecer-se . São agregados eixos temáticos compostos por diferentes blocos a serem Trabalhados com todos os alunos, progressivamente, durante os seis anos- do Berçário I ao Pré. Prevista na Constituição de 1988, na LDB de 1996 e no Plano Nacional de Educação de 2014, a BNCC foi preparada por especialistas de cada área do conhecimento, com a valiosa participação critica e propositiva de profissionais de ensino e da sociedade civil.Dessa forma podem ser exploradas as questões ambientais através da ação e observação, manipulação, experimentação, descobertas, compartilhamento de informações, mudanças de hábitos, acerca do cuidado com as plantas, animais e o meio que cerca a criança, nos espaços escolares e fora dele, despertando assim a consciência critica e a responsabilidade do futuro adulto sobre suas ações perante o planeta.