Histórico de 2009 a 2017 da arborização no trecho de implantação do VLT entre o Orquidário e o Canal 2, Santos, SP

Erika Kyushima Solano, Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib

Abstract


Apesar do Veículo Leve sobre Trilhos melhorar a mobilidade urbana e ser um transporte de emissão reduzida de gases poluentes, em sua implantação na Região Metropolitana da Baixada Santista a obra foi entregue com apenas um gramado, perdendo qualidade ambiental que tinha com as árvores no local antigamente. Para realizar o histórico, foi utilizada a ferramenta de imagens históricas do software Google Earth Pro onde foram comparadas imagens de satélite de 2009 a 2017. A área de estudo linear tem 1,15km do orquidário ao canal 2. Foram selecionadas datas de imagem de satélite com menos interferência visual. De 2009 para 2013 houve um aumento de número e tamanho de copa de árvores. Mas em 2017, após a obra do VLT, as árvores tipo 2 (copa grande) foram zeradas e foram mantidas apenas algumas do tipo 1 (tipo palmeiras) no trecho 2. Na observação em campo foram documentados usos espontâneos que a comunidade propõe para o local. O planejamento urbano e orçamentário precisa de atenção e participação popular, procurando atender as demandas ambientais, de conforto e segurança dos cidadãos.

Palavras-chave: conforto ambiental; ecologia urbana; arborização urbana.

Although the Light Rail Vehicle improves urban mobility and it is a low emission transport of polluting gases, in its implementation in the Metropolitan Region of Baixada Santista to work was delivered with only a lawn, losing environmental quality it had with the trees on the site formerly. To perform the historic study, the historical images tool of the Google Earth Pro software was used to compare satellite images from 2009 to 2017. The linear study area has 1.15km from orchid to channel 2. Satellite imagery dates with less visual interference were selected. From 2009 to 2013 there was an increase in number of trees and canopy size. However, in 2017, after the LRV work, the type 2 trees (large canopy) were cleared and only a few of type 1 (palm type) were kept in stretch 2. In the field observation, spontaneous uses were documented that the community proposes to the place. Urban and budgetary planning need attention and popular participation, seeking to meet the environmental demands, comfort and safety of citizens.

Keywords: environmental comfort; urban ecology; urban afforestation

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