O impacto da satisfação profissional na qualidade da assistência

Vanessa de Pinho Sitta, Glaucia Plaça Silva

Abstract


O estudo tem por objetivo identificar na literatura o impacto da satisfação profissional na qualidade da assistência à saúde, observando o modelo de gestão que favorece a satisfação profissional. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com o propósito de analisar artigos relacionados ao tema de interesse. Para tal, foram pesquisadas as bases de dados: Google Acadêmico, LILACS, Pubmed e Scielo associada a uma busca de artigos científicos no período de abril a junho de 2019, publicados nos últimos 5 anos (2014 a 2019). Após análise detalhada foram selecionados 15 artigos relacionados ao tema, classificados de acordo com os assuntos: impacto da satisfação profissional na qualidade da assistência e a relação do modelo de gestão com a satisfação profissional. O estudo demonstrou a interferência da insatisfação profissional na qualidade da assistência à saúde e demonstra o modelo de gestão que favorece a satisfação profissional, porém ainda é necessário a mudança de cultura por parte da alta gestão para que ocorram as alterações necessárias.

Palavras-chave: Quadruple aim; Satisfação Profissional; Modelo de Gestão.

The impact of job satisfaction on the quality of care

Abstract: The study aims to identify in the literature the impact of professional satisfaction on the quality of health care, observing the management model that favors professional satisfaction. It is a bibliographical review, with the purpose of analyzing articles related to the topic of interest. To do so, we searched the databases: Google Academic, LILACS, Pubmed and Scielo associated to a search of scientific articles from April to June 2019, published in the last 5 years (2014 to 2019). After a detailed analysis, we selected 10 articles related to the theme, classified according to the subjects: impact of professional satisfaction on the quality of care, and the relationship of the management model with professional satisfaction. The study demonstrated the interference of professional dissatisfaction in the quality of health care and demonstrates the management model that favors professional satisfaction, but it is still necessary to change the culture on the part of the top management so that the necessary changes occur.

Keywords: Quadruple Aim; Professional Satisfaction; Management Model.


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