Alfabetização e Letramento para Todos os Alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I

Inaura Amâncio Clemente, Irene da Silva Coelho

Abstract


Resumo: Este estudo aborda a temática do processo de letramento do aluno com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais e a necessidade de que a escola e todos os educadores de que dela fazem parte tenham uma postura inclusiva e recebam uma formação adequada para que o atendimento educacional ofertado tenha qualidade. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva que utiliza os documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura sobre inclusão e de autores que abordam a questão da inclusão numa perspectiva da alteridade. São retomados alguns conceitos essenciais para que o letramento seja realizado numa perspectiva inclusiva. O objetivo é descrever esses conceitos e aqueles que estão relacionados ao desenvolvimento das habilidades de leitura. As crianças apresentam dificuldades significativas em suas percepções e  para ensiná-las a ler é necessário mesclar diferentes  procedimentos e  incluir recursos  visuais e gestuais para dar suporte a atividade da criança.

 

Palavras-chave:Alfabetização; Letramento; Necessidades Educacionais Especiais; Leitura

 

Abstract: This study addresses the issue of the literacy process of students with special educational needs in the early years and the need for the school and all the educators in it to have an inclusive posture and receive adequate training so that the care offered have quality. This is an exploratory and descriptive research that uses the official documents of the Ministry of Education and Culture on inclusion and authors that address the issue of inclusion in a perspective of otherness. Some essential concepts are taken up so that literacy can be done from an inclusive perspective. The goal is to describe these concepts and those that are related to the development of reading skills. Children have significant difficulties in their perceptions and to teach them to read it is necessary to merge different procedures and include visual and gestural resources to support the child's activity.

 

Keywords: Literacy; Literacy; Special Educational Needs; Reading


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.