A Pesquisa como Estratégia Didática Cotidiana na Educação e a Liberdade Intelectual do Estudante

Ilma Farias Souza, Mariangela Camba

Abstract


Resumo: O artigo apresenta subsídios teóricos sobre as potencialidades do uso da pesquisa como princípio educativo na promoção de mudanças por meio de atividades que contribuam para o incentivo à liberdade intelectual do estudante. É da escola, a função de promover um espaço onde as ideias e a criatividade são valorizadas e incentivadas, onde o potencial do estudante é reconhecido. A metodologia utilizada no estudo é qualitativa, e descritiva. À luz dos resultados, discutidos com fulcro na literatura consultada, ressalta-se que precisamos acolher um modelo de ensino e de aprendizagem, onde as práticas sejam mais próximas do contexto histórico e que contribuam para a construção do novo momento. O incentivo ao uso da pesquisa como estratégia didática pelos professores deve estar atrelado a formação de alunos proativos, autônomos, e ao reconhecimento de que, o mesmo possui possibilidades de tornar ativo seu movimento no sentido de aprender, buscar e descobrir as coisas que o cercam.

 

Palavras-chave: Pesquisa; Ensino; Cotidiano; Liberdade intelectual;

 

Research as a Daily Didactic attitude in Education and the student's intellectual Freedom

Abstract: This article presents theoretical subsidies on the potentialities of using research as an educational principle in promoting change through activities that contribute to encouraging students' intellectual freedom. It is the school's role to promote a space where ideas and creativity are valued and encouraged, where the student's potential is recognized. The methodology used was qualitative, carried out through a bibliographic survey on the topics covered. Data analysis presented descriptively. In light of the results, discussed in the literature consulted, it is emphasized that we need to embrace a teaching and learning model, where practices are closer to the historical context and that contribute to the construction of the new moment. Encouraging the use of research as a didactic strategy by teachers must be linked to the formation of proactive, autonomous students, and to the recognition that the student has possibilities to make their movement active in the sense of learning, seeking and discovering the things that surround them.

Keywords: Search; Teaching; Daily; Intellectual freedom


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.