Alfabetização e letramento bilíngue na educação infantil: benefícios e limitações

Silvia Lima Oliveira dos Santos

Abstract


Resumo: O ensino bilíngue tem crescido no Brasil, embora o letramento bilíngue precoce ainda seja um assunto controverso. O indivíduo bilíngue pode utilizar-se de línguas diferentes para comunicar-se, sendo seu grau de domínio e fluência diferentes em cada língua utilizada. Este artigo buscou analisar os benefícios e limitações do letramento bilíngue durante a primeira infância. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que os aspectos positivos do processo de letramento bilíngue sobressaem aos impactos possivelmente negativos.

Palavras-chave: Ensino Bilíngue; Desenvolvimento de biletramento precoce; Línguas de prestígio; Biletramento simultâneo.

Bilingual literacy in early childhood education: benefits and limitations

Abstract: Bilingual education has grown in Brazil, although early bilingual literacy is still a controversial issue. The bilingual individual can use different languages to communicate, and their level of domain and fluency is different in each language used. This article sought to analyze the benefits and limitations of bilingual literacy during early childhood. As a methodology, bibliographical research was used. The results reveal that the positive aspects of the bilingual literacy process outweigh the possibly negative impacts.

Keywords: Bilingual Education; Early biliteracy development; Prestigious languages; Simultaneous biliteracy.


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