Educação em tempos de pandemia: a prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Elizandra Daneize dos Santos, Ana Carolina Barbiero, Karine Albano

Abstract


Resumo: O contexto educacional vivenciado por alunos e professores durante a pandemia no ano de 2020 possibilitou o desenvolvimento de inúmeras ações e transformações na forma de ensinar e construir o conhecimento científico nas escolas do Brasil. Diante disso, esse artigo tem como principal objetivo apresentar a trajetória vivenciada por três professoras da rede municipal de ensino em escolas situadas no Oeste do Paraná. Utilizamos a metodologia de observação participante que caracteriza-se na participação real com o local onde está inserido e o observador pertence à comunidade estudada. Os relatos expõem a realidade da prática pedagógica, evidenciando angústias, dificuldades e desafios na trajetória de profissionais da educação, que precisaram se reconstruir diante das transformações impostas.

Palavras-chave: Educação; Ensino Remoto; Prática Pedagógica; Currículo.

Education in times of pandemic: pedagogical practice in the Early Years of Elementary School

Abstract: The educational context experienced by students and teachers during the pandemic in 2020 enabled the development of actions and transformations in the way of using and building scientific knowledge in schools in Brazil. Therefore, this article aims to present the trajectory experienced by three teachers from the municipal education network in schools located in western Paraná. We use the observation methodology that is indicative of the real participation with the place where it is inserted, and the observer belongs to the studied community. The reports explain the reality of the pedagogical practice, showing anxieties, difficulties, and challenges in the trajectory of education professionals, who needed to rebuild themselves in the face of the imposed changes.

Keywords: Education; Remote Teaching; Pedagogical Practice; Resume.


Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.