Educação e Contato com a Natureza: um Norte para Capacidades e Consciências Ambientais

Letícia Parada, Carol de Oliveira Abud, Helen Sadauskas-Henrique, Patricia Gorisch

Abstract


Resumo: O distanciamento entre crianças e o meio natural é uma realidade frequente e causadora de inúmeros prejuízos. Para analisar a importância da educação por meio do acesso e contato ao meio ambiente equilibrado e saudável, como norteadora de capacidades e consciências ambientais, foi realizada uma revisão da literatura, Constituição Federal e normas. Estudos apontam melhora no desempenho escolar após contato com a natureza, evidenciando que o ambiente natural é um norte com potencial de restaurar funções cognitivas em um curto espaço de tempo.

Palavras-chave: Educação em Saúde Ambiental; Saúde da Criança; Educação Primária e Secundária

Education and contact with nature: a guide to environmental skills and awareness

Abstract: The distance between children and the natural environment is a frequent reality and causes numerous losses. We verified the importance of education through access and contact with a balanced and healthy environment, as a guide for environmental capacities and awareness through a review of the literature, the Federal Constitution, and norms. Studies point to improvement in school performance after contact with nature, showing that the natural environment is a north with the potential to restore cognitive functions in a short period of time.

Keywords: Environmental Health Education; Child Health; Education, Primary and Secondary

Full Text: PDF

Refbacks

  • There are currently no refbacks.